sábado, 20 de dezembro de 2008

Hostilidades luso-americanas (little differences)

Hostilidades luso-americanas (little differences)

O R. saiu à rua para celebrar a eliminação do Benfica na Taça frente ao Leixões. Bebeu um pouco mais e, muito orgulhoso, confessava a sua verticalidade clubística:”Primeiro sou do Sporting, depois do Ericeira, depois dos outros todos e no fundo está o Benfica.” Não podia condená-lo por um repúdio que tantas vezes também é o meu em relação ao Sporting. Justificava-se:”Não posso gostar de quem celebrou a final da UEFA pelo CSKA.”

Inversamente, o Jamie era um “camón” que, por simpatia e sem perceber muito de bola, adoptou o Benfica porque era essa a cor que dominava entre os presentes do jantar em que se viu o desafio da Taça. Conheceu a sua primeira desilusão nessa noite.

Os pólos atraem-se e algumas hostilidades sucedem-se:

(incomodado pela presença de um R. embriagado que não parava de me chatear, o Jamie temeu que eu estivesse prestes a levar uma chapada, não sabendo que o R. é tio de um grande amigo meu. Com alguma provocação no gesto, o Jamie levantou-se da mesa do Lebre e propôs:)
- A toast to Benfica!
Os que o rodeavam acederam, excepto o R. que ficou a olhar com cara de “Olha-me este!”. Não tardou a reagir:
- Este gajo é amigo…
Perguntou-me:
- É estrangeiro?
- Sim – respondi.
O R. arriscou então a via alternativa:
- I love the Chicago Bulls.
- Oh… We support the Lakers.

(tenho a certeza de que aí temi pela minha integridade física nos próximos 4 minutos)